Book Now

EXPERIÊNCIAS

HISTORY
LOCATION
EXPERIENCES
WEATHER
GOOD TO KNOW
DID YOU KNOW?
EXPERIÊNCIAS

Além do charme rústico da Vila, suas casinhas coloridas e ruas de areia, a região de Caraíva possui uma beleza natural encantadora: são praias paradisíacas compostas por rios, piscinas naturais de água cristalina, lagoas, falésias e mirantes, além do nascer e pôr do sol, que são de tirar o fôlego.

Também conta com diversas experiências onde você pode vivenciar a cultura local, praticar esportes e relaxar.

 

PEDRA DO NEGO

Distância: 1 km da Pousada Nativa

Como chegar: a pé

Duração: 30 minutos

Localizada na praia de Caraíva sentido Corumbau, em uma caminhada de apenas 10 minutos, o hóspede encontrará piscinas naturais e uma linda paisagem com coqueiros e peixinhos na água cristalina.

Dica Nativa: consultar o horário da maré, pois as piscinas naturais só se formam na maré baixa/seca.

 

 

PONTA DE CORUMBAU 

Distância: 12 km de Caraíva

Como chegar: buggy ou barco

Duração: manhã até final da tarde

Uma das praias mais lindas, de águas calmas e cristalinas.

Os bugueiros estacionam seus veículos na beira da praia, fora do território de Caraíva (pois aqui não entram carros e motos), e cada buggy comporta até 4 pessoas.

O trajeto é feito por uma estrada de terra por cerca de 30 minutos por belas paisagens da vegetação local e passando pelo Monte Pascoal (famoso por ser o primeiro Monte avistado pela tripulação de Pedro Álvares Cabral no grito "Terra à vista").

O trajeto de buggy acaba quando nos aproximamos do rio Corumbau, onde é necessário atravessar de canoa, e a forma de pagamento é apenas em dinheiro.

Em seguida, uma última caminhada de 10 a 15 minutos para chegar até as estruturas de bares e restaurantes. Estabelecimentos rústicos de uma rica culinária com peixes e mariscos frescos da região (a maioria possui wi-fi e aceita pagamento em cartão).

No caminho até os restaurantes, caso a maré esteja baixa, é possível visualizar a Ponta de Corumbau, uma majestosa extensão de terra que se adentra pelo oceano.

Na opção do trajeto pela água, a capacidade da lancha vai de 2 a 8 pessoas, e o embarque é feito na beira do rio de Caraíva na maré vazante, com desembarque diretamente na praia de Corumbau (frente aos restaurantes).

Dica Nativa: Não deixe de experimentar o Arroz de Polvo - um dos pratos mais famosos do local e de dar água na boca.

 

PRAINHA

Distância:

Como chegar: a pé, de buggy ou barco

Duração: 40 minutos de caminhada beirando o rio Caraíva

Um pouco mais para cima de Caraíva e já mais distante da beira-mar, fica localizada a Prainha.

Em um visual de areia clarinha e mangues, é possível nadar e se divertir em um cenário especial envolto pela natureza.

O passeio de buggy costuma ser feito no mesmo dia ao da Ponta de Corumbau. Quando o bugueiro está no caminho de volta a Caraíva, é possível pedir uma parada especial na Prainha.

Caso prefiram ir de barco, a saída é feita na beira do Rio e horários serão combinados com barqueiro.

Dica Nativa: A Prainha é especial para um pôr do sol mágico! Em meio a vegetação, é possível acompanhar o Sol se pondo e a belíssima alteração de cores que o céu faz.

Também indicamos experimentar um pouquinho de argila das pedras no Rio. Essa argila é um esfoliante natural e fará muito bem a sua pele!

 

 

PRAIA DA BARRA

Distância: localizada dentro da praia de Caraíva, cerca de 800 metros da Pousada Nativa.

Como chegar: a pé

Duração: 10 minutos, pela beira do rio ou do mar

O famoso encontro do rio com o mar, está localizado dentro de Caraíva. Possui estrutura de cadeiras e barracas de praia, onde é possível tomar uma água de coco fresquinha e passar o dia admirando a lindíssima paisagem e o movimento da correnteza do rio encontrando com o mar.

No local, também é possível alugar pranchas de Stand up paddle para remar rio a dentro.

Dica Nativa: Um dos locais mais lindos para observar o pôr do sol no rio (a partir de 16h30) e o nascimento da lua cheia no mar.

Nos consulte sempre para saber o horário de nascimento da Lua e quais são os horários de maré baixa/alta do dia.

ATENÇÃO À CORRENTEZA

 

 

LAGOA DO SATU

Distância: 3 km de Caraíva

Duração: Saída na maré seca/baixa até o início da maré vazante/alta

Como chegar: a pé ou de barco

Localizada a 3 km de Caraíva, a Lagoa do Satu é o passeio perfeito para os amantes de uma boa caminhada e de naturezas inexploradas.

Andando até a praia da Barra, o hóspede deverá atravessar de canoa (forma de pagamento apenas em dinheiro) e caminhar durante 40 minutos pela costa até a chegada na primeira lagoa, situada em frente ao mar.

Após 200 metros, é localizada a segunda lagoa, que consegue ser ainda mais linda e é famosa pelas suas águas mornas.

Pelo caminho, será possível avistar pedras no mar e se tiver sorte, até uma linda tartaruga te observando.

A estrutura do local conta com barracas de praia, petiscos e drinks.

Aconselhamos sempre levar sua própria água, chapéu e protetor solar, pois a caminhada feita pela praia é normalmente muito exposta ao sol.

Dica Nativa: A primeira lagoa possui uma pedra com argila branca, você pode retirar um uma pequena quantidade sem excessos para não prejudicar a Flora local e espalhar pela pele. Um tratamento natural rejuvenecedor e ótimo para a saúde de seu corpo.

 

PRAIA DO ESPELHO

Distância: 8 km de Caraiva

Como chegar: a pé, de barco ou de carro

Duração: manhã até final de tarde

Se optar por ir a pé, que leva cerca de 3 horas, você passará pelas Lagoas do Satu continuará caminhando, até ser necessário subir nas falésias, onde irá apreciar uma vista incrível do alto de um mirante de toda a praia (importante prestar atenção nas placas de direcionamento até o Espelho).

Chegando lá, irá encontrar diversos restaurantes na beira mar com uma culinária diversificada - todos estabelecimentos aceitam pagamento em cartão.

De barco a saída é no Rio Caraíva, podendo passar pela Lagoa do Satu no caminho e desembarcar em frente a praia do Espelho.

De carro, é necessário contratar um transfer que buscará você do outro lado do rio (Nova Caraíva) e deixará você diretamente na praia do Espelho.

Dica Nativa: Para o trajeto a pé é necessário consultar o horário da maré seca/baixa do dia. Não deixem de nos consultar sempre para darmos dicas de restaurantes, horários de saída, o que levar e etc.

 

PASSEIO DE BOIA NO RIO CARAIVA

Distância: 2 km do Rio Caraíva

Como chegar: de barco

Duração: +/- 1h30

Saindo da beira do rio o passeio por boias puxadas por um barquinho de apoio que levará até a Prainha.

Lá você pode tomar uma água de coco e se banhar nas águas do Rio Caraíva.

O passeio é indicado tanto pela manhã, quanto final de tarde quando é possível assistir o espetáculo do pôr do sol de cima de um mirante.

Dica Nativa: O passeio é feito todo dentro da água, e recomendamos levar o mínimo de pertences possível para não correr o risco de molhar.

Não esqueça o protetor solar

 

CENTRO CULTURAL INDÍGENA PORTO DO BOI

Distância: 2 km do Rio Caraíva

Como chegar: de barco ou buggy

Duração: manhã até o início da tarde

Revitalizado em 2019, o local é uma verdadeira imersão à cultura indígena que visa reestabelecer, promover e sustentar os valores tradicionais da tribo Pataxó Porto do Boi.

Os índios proporcionam uma vivência apresentando arte, dança, canto, artesanato, comida típica, aplicação de rapé, pintura corporal e etc.

Além desta vivência feita durante o dia, em noites de Lua Cheia, é possível participar do ritual especial de culto a natureza com danças e cantos em volta da fogueira.

De buggy o trajeto é feito por uma estrada de terra e dura cerca de 15 minutos. De barco, o hóspede irá subir pelo Rio Caraíva.

Dica Nativa: Por estar localizado no meio da mata virgem, aconselhamos levar seu próprio repelente.

Máquinas fotográficas e celulares devem ser utilizados sem flash durante os rituais a noite.

 

MERGULHO NO TATUASSU

Distância: 8 milhas da praia de Caraíva

Como chegar: de barco

O Tatuassu se trata de uma ampla extensão de pedra localizada no mar.

Possui corais e uma vida marinha muito diversificada. O mergulho é feito com snorkel e é possível observar  entre peixes, polvos, ouriço e até lagostas.

O embarque é feito na beira do rio.

Dica Nativa: visando  preservar  a fauna local é importante não tocar em nada a sua volta.

 

 

AULAS DE YOGA

Se quiser aproveitar ainda mais da paz e relaxamento que Caraíva proporciona, temos alguns profissionais que lecionam semanalmente aulas de Yoga na Vila.

Os estilos variam entre Hatha e Vinyasa e podemos convidar os profissionais para dar aulas exclusivas aqui em nosso jardim.

Dica Nativa: Nos consulte para saber os horários, locais e contato de diferentes profissionais.

 

MASSAGENS

Temos tambem profissionais massoterapeutas que trabalham com variadas opções de terapias corporais incluindo massagens relaxantes, drenagem linfática, realinhamento de chakras, Reiki  e etc.

Dica Nativa: Converse conosco para saber sobre locais, horários e a dica sobre qual o melhor profissional para cada situação.

 

AULAS DE CAPOEIRA

Uma oportunidade para quem tem interesse em aprender essa arte e se aproximar da cultura local, as aulas acontecem de segundas, quartas e sextas na ANAC localizada na praça da igreja.

Lecionada pelo professor Silmar, com mais de 20 anos de experiência, no período da tarde e por seus alunos graduados no período da manhã.

As aulas podem ser feitas em grupo ou caso prefira é possível marcar com antecedência uma aula particular.

 

AULAS DE KITE SURF

Aos a amantes do esporte, as aulas são realizadas na praia da Barra pelo professor Afonso - nativo nascido em Caraíva que pratica o esporte desde a infância.

O equipamento é fornecido por ele.

Importante consultar a previsão do vento com antecedência, pois, a aula só acontece quando o vento está forte e favorável.

 

 

OBSERVAÇÕES GERAIS:

Para uma experiência inesquecível e conforto de vocês pedimos que a  marcação dos passeios seja feita diretamente conosco. Trabalhamos com a indicação de profissionais pontuais, simpáticos e de nossa confiança.

Na maioria das opções de passeio o pagamento pode ser feito em dinheiro ou transferência.

O horário da volta de todos os transportes é combinado diretamente com os profissionais de conduta.

@fc_desc@,  @fc_temp@