Book Now

HISTÓRIA

HISTORY
LOCATION
EXPERIENCES
WEATHER
GOOD TO KNOW
DID YOU KNOW?
HISTÓRIA

A Pousada Nativa tem o privilégio de estar localizada aqui em Caraíva, onde segundo documentação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),  é o vilarejo mais antigo do Brasil.

Seu povoamento iniciou a partir da fixação dos portugues em 1530, quando na ocasião, viviam diversas tribos indígenas.

Até o início do século XX existia uma serraria na beira do rio onde se exportavam Jacarandá da Bahia e Pau Brasil. Devido a uma explosão de uma caldeira, a serraria foi fechada e a comunidade passou a viver da atividade de pesca artesanal.

No início da década de 70 começaram a aparecer os primeiros grupos de aventureiros por aqui. Na época não existia a estrada e o trajeto era feito a pé pela costa ou via mar.

Após esse período, com a chegada do turismo, a estrutura da vila foi se adaptando para recebê-los.

Naquela época a luz se fazia apenas por velas, lampiões ou, quando possível, geradores.

Em 2007 ocorreu a chegada da energia elétrica na vila através de cabeamentos subterrâneos, proporcionando assim uma iluminação apenas no solo.

Caraiva hoje conta com uma população em torno de 1.000 habitantes entre nativos nascidos na vila e na aldeia, e moradores que optaram por viver aqui.

Ao contrário do que muitos pensam, Caraíva não é uma ilha, e sim uma península banhada por rio e mar localizada no sul da Bahia, na costa do descobrimento – berço da história e cultura do brasil.

Tem hoje sua divisa com o território indígena da tribo Pataxó, onde se encontra o Monte Pascoal, o ponto de 536 metros de altitude avistado pela tripulação de Pedro Álvares Cabral em 22/04/1500.

O vilarejo procura manter os costumes locais, com um estilo de vida mais sossegado de seus moradores e um cuidado especial com a natureza exuberante que nos rodeia. Aqui, não entram carros e todas as ruas são de areia. Além disso, o consumo é pensado de uma forma diferenciada e o descarte também.

Se surpreenda! Nosso cantinho aqui no litoral baiano se torna inesquecível para quem procura por descanso, paz, e conexão.

@fc_desc@,  @fc_temp@